Alentejo celebra 10 anos de Cante com calendário de iniciativas na região

Escrito por em 23/10/2024

Foi apresentado ontem, na Casa do Alentejo, em Lisboa, o calendário de iniciativas, para assinalar os dez anos da classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Segundo anunciou a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, promotora da iniciativa, as iniciativas, programadas até ao inicio de Dezembro, terão lugar em várias regiões do Alentejo e “cruzam esta herança cultural com outras áreas artísticas e culturais”.

A conferência de imprensa, presidida por José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, contou ainda com a presença de João Efigénio Palma, Presidente da Câmara Municipal de Serpa, de Marcelo Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Ourique, de Sofia Dias, Vereadora Câmara Municipal de Borba, de Ana Farias, Vereadora Câmara Municipal de Mourão e de Florbela Fernandes, Chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Beja, municípios envolvidos na candidatura e que serão palco de alguns do eventos programados.

Segundo divulgou a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “durante os meses de novembro e dezembro, várias cidades e vilas alentejanas serão palco de eventos especiais, incluindo concertos, debates, exposições e encontros de grupos corais, com o objetivo de promover a continuidade e a transmissão desta tradição às gerações futuras”.

A ERT destaca o Encontro de Grupos Corais do Concelho de Cuba, desfile de grupos corais em Beja, Missa cantada com modas religiosas do cancioneiro tradicional, na Sé de Beja, e a cerimónia oficial do 10º ano de inscrição do Cante Alentejano na Lista de Património da UNESCO, em Serpa.

Oficinas de Cante e o Cante Saí à Rua em Castro Verde, celebração dos 10 Anos de Elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade – Homenagem a Grupos Corais do Concelho de Almodôvar, Concerto Clássico na Casa do Alentejo em Lisboa, Desfile de Grupos Corais, debates e Conversas, são outras das iniciativas previstas.

Recorde-se que no dia 27 de novembro de 2014, o Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconheceu o Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, “um marco histórico para a cultura e tradição do Alentejo”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE