Além Cabul abrem Festival Islâmico de Mértola

Escrito por em 28/04/2023

O Festival Islâmico de Mértola anunciou os  Além Cabul como espetáculo musical inaugural, no dia 18 de maio.

Segundo revelou a Câmara Municipal de Mértola, os “Além Cabul, de Portugal, Afeganistão e Estados Unidos da América, fundem a cultura de três continentes e constroem uma máquina imaginária de teletransporte, que permite viajar de olhos fechados entre os vales dos rios Guadiana e Cabul e criar pontes onde antes havia fronteiras”.

Os Além Cabul são,  Ana Santos e António Bexiga nas violas, Robin Ryczek no violoncelo, Tiago Rêgo na percussão, Fazel Sapand no sitar e no oud e Mili Vizcaíno na voz. Um espetáculo onde se juntam à dimensão musical os artistas plásticos Kaihan Hamidi (Cabul) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola), cujas obras enquadrarão o cenário.

Além do tradicional souk, todos os dias das 10h30 às 00h, o cartaz musical do festival já anunciou vários nomes como Cus Cus Flamenco, Fanfarraï Big Band, TootArd, Expresso Transatlântico, Pedro Mafama, entre outros.

Segundo revelou a Câmara de Mértola, a restante programação conta com espetáculos de dança; oficinas de artesanato, de música, de aromas e sabores; e exposições. Atrações distribuídas por vários espaços da vila e podem ser visitadas ao longo dos dias 18, 19, 20 e 21 de maio.

O Festival Islâmico de Mértola tem entrada livre e na passada edição contou com 50 mil visitantes, aguardando este ano 60 mil visitas.

Segundo a Câmara de Mértola, este “é dos eventos mais relevantes do distrito”, e tem como objetivos, “além da divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Mértola, em particular da época islâmica, também promover o conhecimento, o diálogo, a tolerância e cidadania entre culturas; divulgar a cultura islâmica e produção contemporânea; fortalecer laços culturais, sociais e económicos com o Mediterrâneo e desenvolver a oferta turística muslim friendly”.

Em declarações à Rádio Vidigueira, o presidente da Câmara de Mértola Mário Tomé, afirma que as “expectativas são elevadíssimas” para esta edição, devido à procura que este tem registado.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE