Agricultores em protesto cortam EN 260 junto a Vila Verde de Ficalho
Escrito por Admin RVidigueira em 01/02/2024
Os agricultores do Alentejo prometeram bloquear esta quinta-feira, com tratores e máquinas agrícolas as três principais fronteiras da região com Espanha, num protesto contra a decisão do Governo de cortar ajudas ao setor.
Cerca de 10 tratores e máquinas agrícolas estão a cortar a EN 260, perto de Vila Verde de Ficalho, junto da fronteira com Espanha, desde as 03h00, no âmbito da manifestação de agricultores.
“Nós não vamos partir nada, não vamos voltar camiões, não vamos agredir ninguém. Nós estamos aqui por nós, pelas nossas famílias, pela nossa sobrevivência”, disse à agência Lusa António João Veríssimo, um dos porta-vozes do movimento promotor dos protestos de hoje pelo país.
À saída de Vila Verde de Ficalho em direção a Espanha, também onde se encontram alguns veículos e elementos da GNR, estão estacionados no meio da estrada, atravessados, os primeiros tratores.
Os agricultores estão esta quinta-feira, na rua com os seus tratores, de norte a sul, reclamando a valorização do setor e condições justas, num protesto que deverá bloquear várias estradas, tal como tem acontecido em outros pontos da Europa.
Em causa está uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, previsto começar às 06:00.
O protesto decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
Rádio Vidigueira/Lusa