Aeroporto de Beja com certificação máxima na gestão de carbono
Escrito por Admin RVidigueira em 11/12/2023
O Aeroporto de Beja obteve certificação máxima na gestão de carbono.
Segundo anunciou a ANA – Aeroportos de Portugal, os aeroportos de Beja, da Madeira, de Ponta Delgada, bem como o de Toulon-Hyères, em França, todos geridos pela VINCI Airports, estão entre os primeiros 10 aeroportos do mundo a alcançar o Nível 5 do programa de Acreditação Carbono Aeroportuária.
A informação foi divulgada durante o Fórum Global de Aviação Sustentável, um evento oficial da COP 28 dedicado à sustentabilidade da aviação.
O Nível 5 da Acreditação Carbono Aeroportuária “é a primeira certificação em todos os setores que fornece o enquadramento para que as empresas reduzam a zero as emissões líquidas de carbono, ao mesmo tempo que trabalham para influenciar os seus parceiros a também reduzirem as emissões de carbono”.
Segundo revelou a ANA – Aeroportos de Portugal, ”os aeroportos devem demonstrar uma redução de pelo menos 90% das emissões de CO2 sob o seu controlo”.
O Aeroporto de Beja alcançou 98,1% de redução das suas emissões diretas entre 2014 e 2022, Ponta Delgada reduziu 96,16% das suas emissões directas entre 2014 e 2022, e a Madeira reduziu 96,74% das suas emissões diretas entre 2014 e 2022;
Todos os 10 Aeroportos da ANA reduziram as emissões de carbono em 50% em 2022, para o âmbito 1 e 2.
A ANA Aeroportos de Portugal, “com 10 aeroportos, aderindo à ambiciosa estratégia ambiental definida para toda a rede VINCI Airports, permitiu que Portugal passasse a ter três aeroportos entre os 10 melhores do mundo com a mais alta acreditação de gestão de carbono, Nível 5, enquanto os restantes 7 têm acreditação Nível 4+”.