Aeroporto de Beja assinala 10 anos do voo inaugural
Escrito por Admin RVidigueira em 13/04/2021
O Aeroporto de Beja assinala esta terça-feira, 10 anos da sua abertura, com a realização de um voo civil, no dia 13 Abril 2011, que ligou Beja à ilha do Fogo, em Cabo Verde, fruto de uma iniciativa da Câmara de Ferreira do Alentejo.
O aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros e resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, tem para já, volvidos 10 anos, a componente de indústria, como principal actividade, resultado do investimento de 30 milhões de euros, da empresa de manutenção aeronáutica Mesa, que possui um hangar no Aeroporto, e que tem também como objectivo a construção de um centro logístico nas imediações do aeroporto de Beja, prevendo passar dos atuais 40 postos de trabalho para “cerca de 100/120” trabalhadores, nos próximos dois anos, segundo revelou à Lusa, Paulo Mirpuri, presidente da Mesa.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Aníbal Costa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo em 2011, recorda com “satisfação e gratificação” a realização desta operação que diz ter sido de “grande complexidade”, e que fez “história”.
Aníbal Costa
O agora vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, não esconde contudo a “desilusão”, com o percurso do aeroporto nestes dez anos, referindo que esta é uma “corrida de fundo, e não de 100 metros”.
Aníbal Costa, realça o potencial do aeroporto de Beja, que diz ter “todas as possibilidades de funcionamento”, quer na vertente de indústria e logística, mas sem deixar cair a vertente de passageiros.
Aníbal Costa