ADPM vai oferecer 13.500 plantas autóctones para combate à desertificação
Escrito por Admin RVidigueira em 19/09/2022
A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e o projeto LIFE Desert-Adapt abrem vagas para 30 replicadores interessados em criar “Bosquetes Biodiversos para o combate à desertificação”.
Segundo anunciou a ADPM em nota de imprensa, o objetivo é “dotar proprietários, públicos e privados, de estratégias e ferramentas para a proteção e regeneração de solos, de forma a evitar a sua degradação e assim contribuir para a adaptação às alterações climáticas”.
Segundo explicou a Associação de Defesa do Património de Mértola, “cada replicador vai receber apoio técnico para desenvolver o seu Modelo de Adaptação à Desertificação, participar em ações de formação, e receber 150 árvores e 300 plantas arbustivas autóctones, para começar a implementação do modelo adaptado à sua propriedade”.
Com esta iniciativa, a ADPM “pretende criar uma rede de proprietários comprometidos na mitigação e adaptação à desertificação, que assumam a responsabilidade de proteger o seu território utilizando estratégias e ferramentas que permitam reverter a degradação do solo”.
As explicações são de Filipe Dias, técnico da Associação de Defesa do Património de Mértola.
As inscrições estão abertas até dia 15 de outubro e a participação é gratuita, mas limitada a 30 participantes.