Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito contesta “travão” nos apoios à reconversão de vinhas
Written by Admin RVidigueira on 24/04/2024
O novo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou em entrevista ao jornal Público, ser necessário “um travão” nos apoios para a plantação de novas vinhas, identificando o stock de vinho como um “problema brutal”.
Declarações que já provocaram algumas reações do sector vitivinícola, como é o caso da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito.
Em declarações à Rádio Vidigueira, José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, corrobora com a leitura do ministro da Agricultura, em relação ao “excesso de produção”, que diz ser “estrutural”, bem como o fim da plantação de novas vinhas.
José Miguel Almeida, discorda contudo, no “travão” nos apoios, através do programa Vitis, com vista à restruturação das vinhas.
O presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, José Miguel Almeida, diz ter sido uma “entrada incisiva”, por parte do novo ministro da Agricultura, que não distingue novas plantações de restruturações, e que não define nenhum “plano nacional” para o consumo de vinho português.
R.M – José Miguel Almeida 2