ACOS é co organizadora do III Congresso Luso Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural
Escrito por Admin RVidigueira em 01/06/2022
A ACOS – Associação de Agricultores do Sul é co-organizadora do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Sustentabilidade Garantida agendado para os dias 1 e 2 de dezembro, em Cáceres.
Segundo anunciou a ACOS em comunicado, as outras entidades organizadoras são as Cooperativas Agroalimentares de Espanha, a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo.
De acordo com a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, “o objetivo do evento é debater e divulgar os aspetos técnico-científicos e de política agrícola, associados à pecuária extensiva e destacar os seus benefícios ambientais, territoriais, económicos e sociais”.
O III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva “pretende ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores aprofundar conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade”.
“Produção animal em extensivo, sanidade animal e vegetal, sustentabilidade, Política Agrícola Comum, promoção e comercialização de produtos do montado/dehesa e a aplicação de novas tecnologias” serão alguns dos temas a abordar, segundo revelou a ACOS.
De acordo com a ACOS, o Congresso “contará com a experiência de especialistas de Portugal e de Espanha, tanto agricultores, como cooperativas e empresas não cooperativas, investigadores, representantes da distribuição e responsáveis políticos da União Europeia, dos governos de Espanha e de Portugal e das administrações regionais das áreas de influência”.
As explicações foram deixadas por Claudino Matos, director-geral da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, que afirma que os “problemas são idênticos dos dois lados da fronteira” no sector da pecuária extensiva.
As inscrições já estão abertas.