ACOS e Casa do Azeite realizam este ano o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra
Escrito por Admin RVidigueira em 14/01/2021
A ACOS, em colaboração com a Casa do Azeite, vai realizar em 2021 o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
Segundo anunciou a ACOS em comunicado, “mantém-se a abrangência internacional do concurso e dos membros do Júri, assim como a presidência de José Gouveia, especialista em azeites a nível mundial”.
A ACOS frisa que “mesmo que o formato do concurso tenha de ser adaptado de acordo com medidas nacionais e/ou internacionais de controlo da Covid-19, é imperativo, para os organizadores, a realização do mesmo. Por um lado, porque vem incentivar a aposta na qualidade dos azeites nacionais, e por outro, revelar o seu potencial não só no mercado interno, mas também na conquista de mercados internacionais”.
Podem ser apresentados a concurso azeites virgens extra provenientes de produtores individuais, de associações de produtores, de cooperativas e de empresas de embalamento devidamente registadas. Os azeites, nas categorias de Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro devem pertencer à campanha 2020/2021, segundo divulgou a organização.
Os países do hemisfério sul podem concorrer com azeites da campanha de 2019/2020, por causa da diferença na época da apanha. Para estes, a organização definiu uma categoria adicional, sendo esta uma inovação do concurso deste ano. A participação no Concurso é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas até 19 de Março.
A ACOS recorda, que o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja recebe anualmente cerca de centena e meia de azeites e tem sido sempre classificado em lugar de pódio nos rankings internacionais dos melhores concursos do mundo. A edição de 2020 foi cancelada devido à emergência da pandemia de Covid-19.
Mariana Matos, Secretária Geral da Casa do Azeite, fala numa “edição histórica”, que continua com o objectivo de mostrar “a excelência dos azeites portugueses e do mundo”.