94% do Baixo Alentejo é suscetível à desertificação

Escrito por em 20/03/2023

Cerca de 94% do Baixo Alentejo é suscetível à desertificação, com a região de Mértola a registar 96% de suscetibilidade a este fenómeno.

As conclusões são dos estudos realizados pela equipa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), que coordena o Centro Experimental de Erosão de Solos da Herdade de Vale Formoso.

A informação foi divulgada na passada sexta-feira, em Beja,  pelo REA Alentejo, um projeto promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), que dá conta de que a NUTS Baixo Alentejo, que compreende 13 concelhos – entre os quais Beja, Mértola e Serpa -, apresenta 38% do seu território com suscetibilidade crítica à desertificação, 35% muito elevada e 21% elevada (e apenas 5% moderada e 1% reduzida). Já na margem esquerda do Guadiana, os valores sobem quase aos 100%, com 96% da área suscetível à desertificação (32% crítica, 37% muito elevada e 27% elevada).

O projeto tem como principal objetivo “criar um modelo replicável que permita restaurar a produtividade agrícola e florestal nas zonas semiáridas do sudeste de Portugal, que potencie uma melhoria da saúde do solo, do funcionamento dos ecossistemas e, consequentemente, da qualidade de vida das comunidades rurais”.

Promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), o REA Alentejo conta ainda com a parceria de várias organizações académicas e governamentais, como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), a Junta de Freguesia da Cabeça Gorda (JFCG) e a Câmara Municipal de Barrancos (CMB), em colaboração com o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo – DRAAL.

Em declarações à Rádio Vidigueira, María Bastidas, coordenadora do REA Alentejo, afirma que estes números são “preocupantes” e “urge iniciar” um processo que tente travar a progressão deste fenómeno.

O REA Alentejo terá quatro áreas de intervenção: o Centro de Estudos e Sensibilização Ambiental do Monte do Vento e a Herdade de Vale Formoso – ambos inserido no Parque Natural do Vale do Guadiana – e o Parque Biológico da Cabeça Gorda e o Perímetro Florestal de Barrancos – áreas de elevado Risco de Erosão Hídrica, inseridas na Reserva Ecológica Nacional.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE