38ª edição da Ovibeja quer ser a “maior edição de sempre”
Escrito por Admin RVidigueira em 27/01/2022
A 38ª Ovibeja já está em marcha e pretende ser a “maior edição de sempre”.
Segundo a Acos – Associação de Agricultores do Sul, foi aberta esta semana o Secretariado da Feira para “receção de inscrições de expositores, está a trabalhar no sentido de uma edição em formato presencial”.
De acordo com a Acos a “meta desta edição, agendada para a semana de 21 a 25 de Abril, é poder celebrar todo o potencial que faz parte da identidade da Ovibeja “Todo o Alentejo deste Mundo!”, na maior edição de sempre”.
Segundo a organização, “Como Alimentar o Planeta” é o tema central da 38ª Ovibeja, estando a ser “preparada uma reflexão multidisciplinar com colóquios, debates e workshops, bem como uma exposição interativa com informação esclarecedora sobre a temática”.
“Como produzir de forma sustentável, garantir alimentos para todos, preservando e estimulando a biodiversidade, como beneficiar dos ensinamentos da ciência produzindo mais e melhor, potenciando de forma precisa todos os fatores em presença, como minimizar os efeitos das alterações climáticas, como enquadrar os diferentes tipos de agricultura e de produção pecuária, quais as responsabilidades de quem produz e de quem governa, qual a melhor forma de garantir a soberania alimentar”.
Estes são apenas alguns dos pontos de partida para uma discussão que a organização da 38ª Ovibeja pretende “alargada e esclarecedora, com a participação de especialistas, agricultores, empresários, estudantes, decisores políticos nacionais e comunitários”.
“Com largos milhares de visitantes por edição, o evento é ainda uma verdadeira oportunidade para negócios e um marco importante na agenda de membros do governo, partidos políticos, diplomatas e de várias delegações empresariais portuguesas e de cariz internacional”.
A Ovibeja, realizada em cerca de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, acolhe, em média, a participação de mais de mil expositores.
Claudino Matos, director geral da Acos – Associação de Agricultores do Sul, deixa “expectativas elevadas” para a realização do certame, que tem registado “muitas manifestações de interesse”.
Claudino Matos