Volta ao Alentejo em bicicleta sai hoje para a estrada
Escrito por MarcoAbundancia em 25/03/2026
A 43.ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta Crédito Agrícola sai para a estrada esta quarta-feira.
Até domingo, a “alentejana” percorre cinco etapas e um total de 675,9 quilómetros pelas estradas do Alentejo, atravessando 25 municípios das quatro sub-regiões alentejanas, reforçando o alcance territorial da prova e a ligação da competição às comunidades locais.
Esta edição volta a reunir um pelotão diversificado, composto por 20 equipas, entre formações continentais UCI e equipas de clube.
A edição de 2026 será composta por cinco etapas, incluindo um contrarrelógio individual, que no total somam 675,9 quilómetros.
A primeira etapa liga hoje, a partir das 12.10h, Sines a Almodôvar, numa extensão de 173,7km, na mais longa etapa deste ano.
A segunda etapa liga Ferreira do Alentejo a Montemor o Novo, numa distância de 161,9km. A terceira etapa liga o Crato, num contrarelógio individual de 23,9km. A quarta etapa liga Vila Viçosa à Serra de São Mamede, em Portalegre, na distância de153,3 km. A derradeira etapa liga Moura a Évora, depois de 163,1km, com a Praça do Giraldo a ser o pódio dos vencedores.
Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Emesports e a União Ciclista Internacional (UCI), a Volta ao Alentejo volta a mobilizar municípios, comunidades intermunicipais, empresas e população local em torno de um projeto que combina competição desportiva com promoção territorial.
Uma das principais novidades desta edição é a transmissão televisiva em direto das cinco etapas na RTP2, num acordo estabelecido por três anos.
