Uso eficiente da água, agricultura e pecuária mereceram atenção dos candidatos do PS por Beja
Escrito por MarcoAbundancia em 24/04/2025
Os candidatos do Partido Socialista pelo círculo de Beja às eleições de 18 de maio, acompanhados pelo Mandatário da candidatura, Nelson Brito, dedicaram a tarde de ontem, à agricultura, nomeadamente a temas como o uso da água, a energia, o montado e a pecuária.
Segundo revelou em comunicado a Federação do Baixo Alentejo do PS, no encontro com a Associação de Beneficiários do Roxo os candidatos conheceram o ponto de situação da futura central hidroelétrica do Roxo, projeto que pretende aproveitar a barragem para a produção de energia elétrica e que foi aprovado pelo anterior governo do Partido Socialista.
Foi ainda possível obter um ponto de situação relativo ao reforço das afluências à albufeira do Roxo, nomeadamente através da ligação da Ribeira de Terges à Ribeira dos Louriçais, prevista no Plano Hídrico lançado pelo último governo do PS.
Na Associação de Agricultores do Campo Branco os socialistas dizem ter escutado “preocupações relacionadas com a sanidade animal e com a necessária redefinição de prioridades de investimento nos processos de análise, de maneira a continuar a garantir excelentes índices na sanidade animal da região”.
Em Ourique, na sede da Associação de Criadores do Porco Alentejano, há preocupações com o acesso à água numa zona fortemente fustigada pelas secas.
Segundo o comunicado do PS Baixo Alentejo, “o montado alentejano clama por medidas políticas e de investimento que sejam capazes de garantir a sua preservação e crescimento”.