Ultima Hora: 10 militares da GNR e um agente da PSP detidos em megaoperação contra exploração de imigrantes no Alentejo
Escrito por MarcoAbundancia em 25/11/2025
Dez militares da GNR e um agente da PSP foram detidos esta manhã, no âmbito de uma megaoperação contra a exploração, extorsão e maus tratos de imigrantes no Alentejo.
Em comunicado enviado às redações, a PJ esclarece que através da Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT), “no âmbito de inquérito titulado pelo DCIAP, desencadeou, uma operação policial para cumprimento de cerca de 50 de mandados de busca e 17 mandados de detenção, em Beja, Portalegre, Figueira da Foz e Porto, em que se investigam crimes de auxílio à imigração ilegal, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais”.
Segundo a PJ, “em causa está uma organização criminosa que controlava centenas de trabalhadores estrangeiros, a maioria em situação irregular em Portugal”.
Segundo avançou a Policia Judiciária, “através de empresas de trabalho temporário, criadas para o efeito, aproveitava-se da vulnerabilidade dos mesmos, explorando-os, cobrando alojamentos e alimentação e mantendo-os sob coação através de ameaças, havendo mesmo vários episódios de ofensas à integridade física”.
Entre os detidos, segundo esclarece a PJ, “estão 10 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e um elemento da Polícia de Segurança Pública, suspeitos de facilitarem a ação do grupo criminoso”.
A Policia Judiciária diz ter realizado, ao longo de vários meses, “inúmeras diligências investigatórias que permitiram obter indícios e elementos incriminatórios, bem como traçar o quadro geral do funcionamento deste grupo violento, de estilo mafioso”.
Nesta operação, a PJ contou com a colaboração e suporte da GNR.
Os detidos serão presentes ao Ministério Público.
A operação está a ter o apoio logístico da Força Aérea, sendo a base aérea de Beja o centro operacional.
Ao que a Rádio Vidigueira apurou, há também civis que foram detidos no âmbito da operação Safra Justa, que tem o epicentro no concelho de Beja, num total de 17 detidos.
Em atualização.