ULSBA com tratamento inovador na saúde mental

Escrito por em 02/09/2025

O Hospital de Dia de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) realizou no dia 28 de agosto de 2025, a primeira administração intranasal de Spravato (Escetamina).

Segundo anunciou a ULSBA, trata-se de “um medicamento inovador utilizado no tratamento da depressão resistente às terapêuticas convencionais”.

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, diz ser “um marco histórico”, uma vez que se trata da primeira utilização desta terapêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde a aprovação do seu financiamento pelo Infarmed, em maio deste ano.

A Escetamina, aplicada em contexto hospitalar e sob rigorosa supervisão clínica, tem demonstrado eficácia em doentes que não respondem a outros tratamentos, constituindo uma nova esperança para pessoas com quadros de depressão grave e resistente.

Para a ULSBA, “este passo reforça o compromisso em disponibilizar aos utentes do Baixo Alentejo acesso a terapêuticas inovadoras e seguras, alinhadas com as melhores práticas internacionais na área da saúde mental”.

As explicações são de Ana Matos Pires, Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSBA e Membro da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde, que fala num “tratamento inovador”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE