ULSBA atualizou constrangimentos nas Unidades de Saúde
Escrito por MarcoAbundancia em 06/02/2026
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo atualizou a informação sobre os constrangimentos provocados pelo mau tempo em algumas unidades de saúde.
Segundo revelou a ULSBA em comunicado, foram registadas situações como falhas de energia, problemas nas coberturas e telhados, bem como estradas inacessíveis para a deslocação dos profissionais de saúde.
Segundo informa a ULSBA, no concelho de Aljustrel, a extensão da Messejana continua fechada, e sem previsão de reabertura, com o atendimento a ser efetuado no Centro de Saúde de Aljustrel, que funciona normalmente.
Em Almodôvar, as extensões da Semblana e Rosário estão encerradas para obras de requalificação, sem previsão de reabertura próxima, o atendimento é efetuado no Centro de Saúde de Almodôvar. Também a Extensão de Aldeia dos Fernandes está encerrada, reabrindo logo que a metereologia o permita, devido a algumas infiltrações. As restantes extensões funcionam normalmente.
Em Alvito, situação mais difícil, o Centro de Saúde está inoperacional e as reparações podem prolongar-se para a próxima semana, como tal, as consultas médicas desta semana serão remarcadas e na próxima semana irão decorrer no CS Cuba (enquanto o CS Alvito não estiver operacional); os doentes com tratamentos de enfermagem programados serão contactados para eventualmente serem feitos no domicílio; situação de Doença Aguda serão atendidas no C.S. Cuba ou Vidigueira.
No domingo, dia das Eleições presidenciais, a avaliação médica para efeitos de emissão de atestados para voto acompanhado irá ser realizado no C.S. Cuba.
Em Vila Nova da Baronia, a extensão de saúde está a funcionar com normalidade
No concelho de Castro Verde, o Centro de Saúde e a SUB estão a funcionar com normalidade, estando encerrada a extensão de Casével, que reabrirá logo que o acesso o permita.
No concelho de Ferreira do Alentejo, as Extensões com dificuldades de acesso não tem actividade prevista para hoje.
Em Moura, o centro de saúde funciona com normalidade, e as extensões com dificuldades no acesso, devido a estradas inundadas, o atendimento será por teleconsulta ou na sede.
No concelho de Vidigueira, o centro de saúde e a extensão de Vila de Frades, funcionam normalmente, mas a extensão de Selmes está encerrada, reabrindo assim que a metereologia o permita, sendo reagendadas as consultas.
A ULSBA diz estar a trabalhar “para que sejam ultrapassados todos os constrangimentos e que a atividade volte ao normal o mais rápido possível”, e assegura “que a rede de emergência estará organizada e pronta para dar resposta às necessidades da população, recomendando ainda que sejam seguidas as indicações da Proteção Civil, nomeadamente que sejam evitadas deslocações desnecessárias”.