ULSBA assinalou 1º ano de funcionamento da Ressonância Magnética
Escrito por MarcoAbundancia em 25/03/2025
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo assinalou o primeiro ano, de funcionamento do equipamento de Ressonância Magnética, no Hospital José Joaquim Fernandes.
Segundo a ULSBA, assinalou-se no passado dia 20 março de 2025, um ano que foi inaugurado “o tão aguardado equipamento de ressonância magnética no Hospital de Beja”.
Segundo a ULSBA, o equipamento começou com 39 exames em março de 2024 e no mês de fevereiro de 2025, 575 exames, apontando ao fim de ano de funcionamento, a realização de 4.745 exames.
A ULSBA destaca, “o decréscimo do número de exames que deixaram de ser feitos no exterior”, nomeadamente, em 2023 foram realizados 3.263 exames de RM no exterior e no ano de funcionamento do nosso equipamento, apenas 1.753 exames saíram da instituição.
Segundo revelou a ULSBA, as principais áreas de diagnóstico em Ressonância Magnética são, abdómen e pélvis, cabeça e pescoço, coluna e bacia, membros, mama.
Segundo a ULSBA, que parabenizou toda a equipa, o equipamento representou um investimento de mais de 1,5 milhões de euros, comparticipado a 85% pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e fez com que o distrito de Beja deixasse de ser o único do país sem acesso a um equipamento deste tipo.