Turismo do Alentejo com balanço “claramente positivo” na Fitur em Madrid
Escrito por MarcoAbundancia em 28/01/2026
O Turismo do Alentejo encerrou a participação na edição deste ano da FITUR, em Madrid, com um balanço “claramente positivo”.
Em comunicado a Agência Regional de Promoção Turistica do Alentejo, afirma que a participação fica marcada por uma “forte visibilidade do destino, uma agenda intensa de contactos profissionais e uma resposta encorajadora do mercado espanhol, considerado estratégico e natural para o território”.
Segundo a ARPTA, esta presença do Alentejo na feira, “a maior de sempre neste certame, foi orientada para reforçar a notoriedade junto dos nossos vizinhos, nas regiões transfronteiriças e também noutras regiões de Espanha, com especial foco em públicos urbanos e viajantes que procuram escapadas curtas, experiências autênticas e destinos próximos para viajar ao longo de todo o ano”.
Ao longo do certame, o Alentejo apresentou uma narrativa centrada em cultura, enoturismo, gastronomia, património e experiências de natureza, reforçando o posicionamento do território como destino de vida lenta, com identidade, hospitalidade e diversidade de propostas, do litoral ao interior.
Entre os temas em evidência na FITUR esteve Évora Capital Europeia da Cultura 2027, que representa uma oportunidade estruturante para reforçar a atratividade cultural do destino e ampliar a sua projeção internacional.
O Baixo Alentejo, Cidade Europeia do Vinho 2026, “com a ambição de mobilizar o território em torno do enoturismo, da gastronomia e da valorização dos produtos locais, com impacto direto na procura e na dinamização da oferta ao longo de todo o ano”.
Foi igualmente destacado o regresso das Festas do Povo de Campo Maior, este ano após muitos anos de ausência.