SUB de Castro Verde está encerrado esta sexta-feira. Autarquia “exige” solução (act.)
Escrito por MarcoAbundancia em 05/09/2025
O serviço de urgência básico de Castro Verde está encerrado esta sexta-feira.
Segundo anunciou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, “não sendo possível completar a escala médica para garantir o normal funcionamento no Serviço de Urgência Básica de Castro Verde, o mesmo vai estar encerrado entre as 08h00 e as 20h00 do dia 05 de setembro de 2025 (sexta-feira)”.
A ULSBA refere que “não devem os utentes recorrer ao SUB de Castro Verde, mas sim contactar a linha de apoio do SNS 24 (808 24 24 24) ou 112 (em caso de urgência) para que seja devidamente orientado(a) de acordo com o grau de gravidade da situação”.
“A restante rede de urgência/emergência da ULSBA estará a funcionar sem constrangimentos”.
A Câmara Municipal de Castro Verde teve conhecimento deste encerramento “sem qualquer informação prévia e formal do conselho de administração da ULS do Baixo Alentejo”.
Segundo refe a Câmara de Castro Verde, “trata-se de uma situação altamente indesejável que o Município de Castro Verde lamenta muito e não aceita, pois está em causa um serviço básico para toda a população do nosso concelho e dos concelhos vizinhos”.
“Apesar da responsabilidade do funcionamento das Urgências ser total e exclusiva do Governo e do Ministério da Saúde, através da ULS do Baixo Alentejo, nos últimos longos meses, a Câmara tem procurado dar todo o apoio para impedir encerramentos como este, nomeadamente disponibilizando transporte para médicos”, refere o municio castrense em comunicado esta manhã.
A Câmara Municipal de Castro Verde “exige uma rápida solução para este problema e, como sempre, disponibiliza-se para colaborar nas soluções que evitem outros encerramentos”.