Serpa aprovou orçamento para 2025
Escrito por MarcoAbundancia em 02/01/2025
A Assembleia Municipal de Serpa aprovou as Grandes Opções do Plano para o último ano do mandato e o orçamento para 2025.
Segundo anunciou a Câmara de Serpa, o orçamento do Município para 2025 “apresenta uma dotação global de 36.225.713 euros, mais 3.682.756 euros (11,32%) do que o apresentado na proposta do orçamento para 2024”.
O orçamento segundo a autarquia, “prevê receitas correntes no montante de 26.790.113 euros e receitas de capital de 9.435.600 euros, uma despesa corrente de 26.240.113 euros e despesas de capital no montante de 9.985.600 euros”.
A Câmara de Serpa aponta três grandes eixos estratégicos no documento agora aprovado, que passam por “qualidade de vida e coesão social e territorial, forte identidade e gestão municipal ao serviço da população, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações e de promover o desenvolvimento sustentável do concelho”.
Segundo a Câmara de Serpa, “as prioridades definidas incluem a valorização de todas as localidades, a melhoria das condições dos espaços e equipamentos públicos, a requalificação da rede viária, a melhoria da mobilidade urbana, a otimização da gestão de resíduos, água e saneamento básico, a promoção do turismo cultural e de natureza, a salvaguarda patrimonial, a promoção dos produtos endógenos e tradicionais de qualidade, bem como da cultura e tradições locais”.
“A revisão do Plano de Pormenor e Salvaguarda do Núcleo Histórico de Serpa e da REN – Reserva Ecológica Nacional, a criação de novos lotes para habitação, a requalificação da Escola Secundária de Serpa e o projeto de melhoria da eficiência energética da Zona Industrial Agroalimentar de Serpa” são outros dos destaques deste documento.
A Câmara de Serpa frisa ainda que, “a defesa de serviços públicos essenciais e políticas centrais promotoras de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da saúde, da educação e da justiça está igualmente inserida neste Plano, tal como o aumento da capacidade financeira das autarquias locais, com vista a contribuir para dotar o concelho de melhores condições para os residentes e a criar maior atratividade conducente à atração de novos habitantes e à fixação de pessoas”.