Roberto Grilo indicado pelo PSD para vice presidente da CCDR Alentejo
Escrito por MarcoAbundancia em 08/01/2026
Roberto Grilo, atual vice-presidente responsável pela agricultura na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, é o candidato indicado pelo PSD para a vice-presidência deste organismo.
Contactada pela agência Lusa, uma fonte social-democrata revelou que “Roberto Grilo é o candidato indicado pelo PSD para vice-presidente da CCDR do Alentejo, a ser eleito pelo conselho regional”, no âmbito de um acordo com o PS.
Roberto Grilo assumiu o cargo de vice-presidente responsável pela agricultura na CCDR do Alentejo há praticamente um ano, no dia 15 de janeiro de 2025, depois de ter sido nomeado pelo Governo.
Foi um regresso a esta CCDR, à qual presidiu entre 2015 e 2020, após ter sido o candidato derrotado nas primeiras eleições para o organismo, em 13 de outubro de 2020, quando assumiu uma candidatura independente, apesar da militância no PSD.
A Lusa tentou contactar por telefone Roberto Grilo, mas este não atendeu.
A CCDR do Alentejo é atualmente presidida por António Ceia da Silva, que disse à Lusa não se recandidatar ao cargo por falta de apoios.
As cinco CCDR portuguesas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) têm eleições marcadas para a próxima segunda-feira.
Em meados de dezembro passado, o jornal Expresso noticiou que há um acordo entre o PSD e o PS para dividir as presidências das CCDR, com o PSD a ficar com o Norte e Centro e o PS com Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
O ex-deputado do PS por Portalegre e antigo autarca de Campo Maior Ricardo Pinheiro já revelou que tem o apoio do seu partido e do PSD para se candidatar à presidência da CCDR do Alentejo, tendo também Aníbal Costa (PS) confirmado que é recandidato à vice-presidência que os presidentes de câmara elegem.
Desde 2020 que cabe aos autarcas, através de colégios eleitorais regionais, eleger os cinco presidentes das CCDR, até então nomeados pelo Governo.
De acordo com a Lei Orgânica daqueles organismos, o presidente é eleito pelos presidentes de câmara, presidentes das assembleias municipais, vereadores eleitos e deputados municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia.
Já um dos vice-presidentes é eleito pelos presidentes das câmaras municipais da área geográfica da CCDR e outro é eleito pelos membros do conselho regional, que não integrem o referido conselho em representação de autarquias locais ou associações de autarquias locais.
Haverá ainda cinco vice-presidentes nomeados pelo Governo para as áreas da Educação, Saúde, Cultura, Ambiente e Agricultura.
As CCDR são serviços desconcentrados da Administração Central, dotados de autonomia administrativa e financeira, incumbidos de executar medidas para o desenvolvimento das respetivas regiões, como a gestão de fundos comunitários.
Rádio Vidigueira/Lusa