Resialentejo vai investir 11,8 milhões de euros em 2025
Escrito por MarcoAbundancia em 17/03/2025
A Resialentejo, empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos Urbanos do Baixo Alentejo, vai investir 11,8 milhões de euros em 2025.
Segundo anunciou a empresa intermunicipal, o investimento, em diferentes áreas, tem a “ambição de cumprir com as exigentes metas ambientais do PERSU 2030, documento que contém as principais diretrizes nacionais para este sector”.
A Resialentejo destaca neste plano de investimento, a construção de uma nova Central de Triagem de Embalagens, que representa uma verba de mais de 5 milhões de euros, e que irá permitir realizar a triagem das embalagens provenientes dos diferentes circuitos de recolha seletiva de materiais.
Segundo a empresa, a nova linha de triagem “irá triplicar a capacidade de processamento da Resialentejo, melhorando significativamente a eficiência na gestão de resíduos na região”.
A Resialentejo destaca ainda outros investimentos, tais como o incremento da capacidade de tratamento de resíduos indiferenciados, a expansão da rede de ecopontos, a obra de ampliação do Aterro Intermunicipal e intervenções para aumentar a capacidade do canil/gatil que serve os oito municípios do Baixo Alentejo em que a empresa opera, bem como a aquisição de novos equipamentos e viaturas.
As campanhas de sensibilização e educação ambiental, junto da comunidade – dirigidas a diferentes faixas etárias, o reforço dos seus recursos humanos, com a contratação de mais de duas dezenas de colaboradores, distribuídos por diferentes sectores, são outras apostas da Resialentejo para 2025.