RESIALENTEJO regista crescimento de 9,6% na recolha de embalagens
Escrito por MarcoAbundancia em 25/07/2025
A Resialentejo, recolheu, no primeiro semestre de 2025, mais de 3 mil toneladas de resíduos provenientes de embalagens.
Segundo avançou a empresa intermunicipal, foi registado um aumento de 272 toneladas face ao mesmo período de 2024, o que se traduz num crescimento de 9,6%. Numa altura em que Portugal continua aquém das metas europeias de reciclagem, o país tem de garantir, até ao final de 2025, a reciclagem de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado.
Em sentido inverso à tendência nacional, a Resialentejo registou um crescimento de 4,5% na recolha de vidro, com mais 32 toneladas recolhidas, considerando este uma “prioridade”, na sua área de abrangência, sendo fundamental a ampliação da unidade de afinação de composto que, em conjunto com a parceria com a AMBILITAL (empresa intermunicipal de investimentos ambientais no Alentejo), irá permitir aumentar, anualmente, cerca de 500 toneladas.
A Resialentejo destaca ainda, o “trabalho de sensibilização desenvolvido em hotéis, restaurantes e cafés, que continuam a encaminhar resíduos de vidro de forma indevida, além da expansão da rede de ecopontos e de ações de sensibilização junto da comunidade”.
A Resialentejo diz continuar “a crescer com uma estratégia assente na modernização das infraestruturas e do reforço da sensibilização, promovendo a sustentabilidade e a economia circular, com a recolha seletiva a ultrapassar as 2,5 mil toneladas.
Com uma taxa de execução de 42% do seu plano de investimentos até 2030, que ascende a 22 milhões de euros, a Resialentejo, diz liderar uma “uma transformação a nível regional e nacional, com perto de 10 milhões de euros já aplicados em diferentes projectos”.