Resialentejo lança campanha “Desafio SeparAção
Escrito por MarcoAbundancia em 17/02/2025
A Resialentejo, empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos do Baixo Alentejo, acaba de lançar a campanha “Desafio SeparAção”.
O objetivo segundo avança a Resialentejo, em comunicado, é “envolver todos os habitantes, independentemente da sua nacionalidade, na separação e encaminhamento de resíduos, fomentando hábitos de reciclagem e comportamentos sustentáveis”.
De acordo com a Resialentejo, “esta iniciativa inovadora pretende transpor barreiras linguísticas, disponibilizando materiais informativos e de sensibilização – como folhetos e publicações – privilegiando a utilização de sinalética para a passagem da informação, que universaliza o acesso ao conteúdo, complementada com a tradução para seis línguas (árabe, urdo, hindi, espanhol, inglês e francês)”.
Esta campanha surge no âmbito do projeto “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”, financiado pelo Fundo Ambiental, e “promove ações que contribuam para a prossecução dos objetivos estratégicos da ENEA (Estratégia Nacional de Educação Ambiental)”.
A iniciativa aposta na diversificação dos meios de comunicação para alcançar populações normalmente inacessíveis, ou mais permeáveis à mudança, especialmente produtores de resíduos que não falam português.