PSD de Beja quer aproveitamento “urgente” do Aeroporto de Beja
Escrito por Admin RVidigueira em 31/07/2020
A concelhia de Beja do PSD afirma em comunicado que “encarou, com alguma preocupação, as declarações do presidente da Câmara Municipal de Beja, que afirmou recentemenete que “nas atuais condições, o Aeroporto de Beja não é uma alternativa exequível ao do Montijo”.
Isto segundo o PSD depois de recentemente a Ministra da Coesão Territorial (Ana Abrunhosa) ter defendido a aposta no Aeroporto de Beja e usar os fundos comunitários para fazer uma ligação ferroviária a Lisboa, afirmando “a necessidade de dar viabilidade e sustentabilidade aos investimentos já existentes”.
A concelhia de Beja do PSD diz ser “urgente” rentabilizar o Aeroporto através do empreendimento de Alqueva, da estrutura portuária de Sines, das operações da Embraer em Évora, da captação da indústria aeronáutica, e do desenvolvimento do turismo no Alentejo.
De acordo com a concelhia de Beja do PSD, a “estratégia de desenvolvimento não passa, certamente, pela praia fluvial dos Cinco Reis, onde não está garantida a qualidade da água e não está assegurada a segurança dos utentes, mas sim na ação política local que contribua para a utilização regular do Aeroporto como polo de desenvolvimento da Região, de valorização do interior e de coesão territorial, no combate à desertificação e ao isolamento existentes.
Segundo a concelhia bejense do Partido Social Democrata, “é importante que se aproveitem, desde já, os fundos que Portugal vai receber, para a melhoria das acessibilidades, modernização da ferrovia e da rodovia, atraindo-se pessoas e empresas ao concelho, reforçando-se a centralidade de Beja e dinamizando a empregabilidade no concelho”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Pinela Fernandes, presidente da concelhia de Beja do PSD, que defende uma “aposta séria” no Aeroporto de Beja, e uma maior “dinâmica ao nível da politíca local”.