PS do Baixo Alentejo recebeu com “estupefação” veto na desagregação de freguesias
Escrito por MarcoAbundancia em 17/02/2025
A Federação do Baixo Alentejo do PS diz ter recebido com “estupefacção”, o veto do Presidente da República ao diploma da desagregação de freguesias, que “colocaria um ponto final a uma profunda injustiça sentida pelo povo português”.
O Partido Socialista “lembra que este foi um processo transparente, muito trabalhado pelos deputados em geral e, em particular, pelos deputados e autarcas do PS, junto das populações”.
No Baixo Alentejo ficam suspensos 9 processos de desagregação de freguesias.
A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista entende em comunicado, “que este veto presidencial gerou instabilidade e desapontamento junto das populações, e manifesta-se solidária para com todas as ações de repúdio a encetar pela ANAFRE”.
O PS do Baixo Alentejo deixa o compromisso de “reagendar a discussão do diploma na data mais próxima possível, respeitando assim aquela que é a vontade popular”.
Em declarações à Rádio Vidigueira, o presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, afirma que este veto “contraria” aquilo que tem sido a imagem de ação do Presidente da República.
Nélson Brito alerta ainda para a necessidade de agilizar o processo, com uma nova votação, uma vez que “o tempo urge”, podendo colocar em causa a realização das próximas eleições autárquicas.