PS de Beja recusa convite para integrar novo executivo municipal
Escrito por MarcoAbundancia em 23/10/2025
A Comissão Política Concelhia de Beja do Partido Socialista anunciou em comunicado a decisão de não aceitar o convite da coligação “Beja Consegue” para integrar o Executivo Municipal em permanência, com um vereador em regime de tempo inteiro.
Em comunicado a concelhia do PS, “deliberou por unanimidade não aceitar o convite, decisão tomada com base num conjunto de pressupostos políticos e institucionais” que foram analisados na passada sexta-feira.
Segundo o PS de Beja, “o resultado eleitoral das últimas autárquicas expressou, de forma inequívoca, a vontade dos bejenses” e como tal os socialistas afirmam que “cabe à força política mais votada assumir, em plenitude, a responsabilidade de governar o concelho”.
A concelhia de Beja do PS recorda que há quatro anos, “convidou o vereador Nuno Palma Ferro a assumir responsabilidades executivas — convite que foi recusado”, tendo coligação “Beja Consegue” e o referido Vereador exercido “uma oposição intensa e crítica, frequentemente colocando em causa a capacidade e a competência da gestão socialista”.
No comunicado, o Partido Socialista “reafirma a sua total disponibilidade para o diálogo institucional e para a colaboração em matérias que sirvam o interesse público e contribuam para o desenvolvimento do concelho de Beja”, exercendo “uma oposição responsável, construtiva e atenta”.
A decisão tomada foi comunicada ao Presidente eleito, Nuno Palma Ferro, num “gesto de respeito institucional e de transparência política”.
As explicações foram deixadas pelo presidente da concelhia socialista de Beja, Paulo Arsénio, que justificou as razões desta recusa.