Produção de vinho e azeite com quebras
Escrito por MarcoAbundancia em 15/12/2025
A produção de vinho terá caído 20% este ano para o volume mais baixo da última década, apesar de boa qualidade, e o preço do azeite deverá recuar 5%, segundo a primeira estimativa divulgada na sexta-feira, pelo INE.
De acordo com a primeira estimativa das “Contas Económicas da Agricultura – 2025” do Instituto Nacional de Estatística (INE), apesar de a produção de vinho — uma das principais produções agrícolas nacionais, a par do azeite — ser este ano “a mais baixa da última década, espera-se a obtenção de vinhos de qualidade, com níveis de açúcar equilibrados e boa concentração aromática”.
Na base da quebra da produção vitícola este ano estiveram “as chuvas intensas e as temperaturas amenas na primavera [que] favoreceram o desenvolvimento do míldio, reduzindo o número e o peso das uvas”, assim como “o calor extremo no verão [que] causou queimaduras e desidratação dos frutos”.
No que se refere à produção de azeite, o INE perspetiva que no ano civil de 2024 (que abrange parte das campanhas 2024/2025 e 2025/2026) caia 9,7% em volume, devido à diminuição de cerca de 20% da produção de azeitona na campanha em curso (2025/2026), embora se esperem azeitonas e azeite “de boa qualidade”.
Com a recuperação da oferta mundial, é expectável que o preço do azeite recue cerca de 5%.
Rádio Vidigueira/Lusa