Crónica de Opinião – Lopes Guerreiro – 30/12/2025
Marco Abundância 30/12/2025
A crónica de opinião de Lopes Guerreiro.
Os meus desejos para 2026
Na véspera de terminar mais um ano, aproveito esta ocasião e este espaço para formular os meus desejos para o novo ano de 2026.
São desejos cuja concretização depende apenas da vontade dos homens e que são partilhados também pela generalidade das pessoas.
Em primeiro lugar, desejo que o novo ano nos traga Paz em todo o mundo, pondo fim a todas as guerras e outros conflitos que, para além da insegurança, provocam destruição, mortos e estropiados, e privilegiando o concerto das nações à competição por mais e mais poder das suas lideranças.
Desejo que os governos de todos os países assumam as suas responsabilidades na defesa do ambiente e no combate às alterações climáticas, travando o caminho para o abismo, evidenciado pelos desastres ambientais e pandemias, cada vez mais frequentes e de consequências mais graves para a Terra e a Humanidade.
Desejo que a exploração dos recursos naturais seja feita de forma sustentada, em função das necessidades das pessoas e não para satisfação da ganância de alguns, evitando a sua delapidação e mais rápido esgotamento.
Desejo que se produza o necessário para satisfação das necessidades das pessoas e do seu bem estar, e que a riqueza disponível seja mais equitativamente distribuída, combatendo a sua crescente concentração e a pobreza dela resultante.
Desejo que sejam respeitados os Direitos Humanos, fomentando políticas de inclusão capazes de combater a segregação, a discriminação, o preconceito, o racismo, a xenofobia, e promovendo o princípio de “todos diferentes, todos iguais”.
Desejo que seja valorizado o trabalho e dignificados os trabalhadores, de forma a acabar com a desumana situação de haver trabalhadores que, apesar de trabalharem, não conseguem o rendimento necessário para se sustentarem e às suas famílias.
Desejo que seja garantida o princípio de “salário igual para trabalho igual”, designadamente às mulheres, aos jovens, aos deficientes e aos imigrantes.
Desejo que seja fomentado um combate sem tréguas à violência doméstica.
Desejo que sejam promovidas políticas de saúde pública, que assegurem a todos, independentemente das suas condições, em tempo oportuno, a necessária assistência médica e medicamentosa.
Desejo que sejam criadas condições para que todos tenham acesso a habitação com condições, com especial enfoque nos sem abrigo, nas famílias que, por qualquer razão, deixam de ter condições para pagar a renda ou a prestação do empréstimo da casa, e dos jovens, de forma a permitir-lhes constituir família e ter filhos mais cedo.
Desejo que sejam fomentadas políticas que assegurem a todos, independentemente das suas condições, o acesso ao ensino e a evolução nos estudos e formação de acordo com as suas capacidades.
Desejo que sejam promovidas políticas culturais que preservem e valorizem o património e assegurem o acesso de todos a todos os produtos culturais.
São desejos gerais que são comuns a toda a gente, dirão alguns dos desejos que formulei aqui. Mas não têm razão, porque se fossem desejos partilhados por todos certamente que já estariam satisfeitos e não necessitariam de ser formulados., porque dependem apenas da nossa vontade. Infelizmente, a maldade, a ganância ou qualquer outra motivação de alguns impede-os de serem realizados.
Assim, podemos acrescentar um último desejo, certamente o mais importante e decisivo para a realização de todos os outros, que o homem seja melhor, mais respeitador da nossa casa comum e de todos os que a habitam.
Num período de transição de um ano que está a acabar para um novo ano que vai começar, que recomenda alguma avaliação do que foi e nos trouxe este, bem como o que desejamos que aconteça no próximo, talvez valha a pena fazermos alguma introspecção ao que fizemos e contamos fazer para que o próximo possa ser melhor.
Se desejamos ter um mundo e uma vida melhores vale a pena começar por nós, e tentar perceber o que podemos fazer para contribuir para que tal possa acontecer.
Pensem nisso! Boas saídas e melhores entradas! Até para a semana!
LG, 30/12/2026
