Crónica de Opinião – Lopes Guerreiro – 15/07/2025

Marco Abundância 15/07/2025

A crónica de opinião de Lopes Guerreiro.

Algumas curiosidades das candidaturas autárquicas no Baixo Alentejo
São já conhecidas as candidaturas de quase todos os cabeças de listas às câmaras municipais do Baixo Alentejo. Numa primeira análise às diversas candidaturas é possível anotarmos algumas curiosidades.
Nos municípios alentejanos do Distrito de Setúbal, todos os actuais presidentes das câmaras não se podem recandidatar por terem atingido o limite de três mandatos. Não se podem candidatar às câmaras municipais a que presidem, mas podem fazê-lo a outras… E é isso que dois vão fazer. O de Alcácer do Sal candidata-se à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a que já tinha presidido antes, e o de Santiago do Cacém candidata-se à de Sines. O mesmo vai fazer o presidente da Câmara de Cuba que se candidata à Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Todos estes são autarcas e candidatos da CDU.
Os presidentes das Câmaras de Aljustrel (PS) e de Barrancos e Serpa (CDU), embora tenham cumprido apenas um mandato não se recandidatam, com a curiosidade de em Aljustrel voltar a candidatar-se quem o antecedeu naquele lugar.
Antigos presidentes de câmaras voltam ao activo e candidatam-se de novo aos lugares que já exerceram: O que presidiu à Câmara Municipal de Aljustrel (PS) volta a candidatar-se ao lugar que ocupou durante três mandatos, depois de um mandato intervalo, como referimos; O que presidiu à Câmara Municipal de Cuba (PS) durante durante 16 anos volta a candidatar-se, depois de três mandatos da CDU; O que presidiu à Câmara Municipal de Serpa, pela CDU, durante mais de três décadas, e depois de ter exercido um mandato também pela CDU em Beja, volta a candidatar-se, agora, liderando um lista independente aquela Câmara Municipal.
Em Alvito, regista-se uma das curiosidades mais surpreendentes. Os presidentes das Juntas de Freguesias de Alvito (CDU) e de Vila Nova da Baronia (PS), não se podendo recandidatar aqueles lugares por terem atingido os três mandatos, criaram um movimento independente pelo qual se candidatam à Câmara Municipal de Alvito. É voz corrente que terão o apoio da AD e do Chega, que não apresentarão listas.
Ao contrário, em Vidigueira não consta que o movimento independente, que se candidatou e elegeu vereadores à Câmara Municipal nas últimas eleições autárquicas, volte a apresentar candidatura este ano.
Em Serpa, a vereadora eleita pelo Chega, e que abandonou este partido passando a vereadora independente, é agora a cabeça de lista da AD aquela Câmara Municipal.
Em Almodôvar, Barrancos e Cuba nenhum dos candidatos às respectivas câmaras municipais nas últimas autárquicas volta a candidatar-se. E em Serpa apenas uma se volta a candidatar mas por partido diferente, como referimos.
Apenas em Beja e Moura voltam a candidatar-se três e dois candidatos, respectivamente, das principais forças autárquicas desses concelhos.
Verificam-se também algumas alterações nas forças políticas que apresentam candidaturas nos vários concelhos, designadamente com um maior número de candidaturas apresentadas pelo Chega.
Esta análise baseou-se, naturalmente, nas informações de que tenho conhecimento, podendo terem-me escapado algumas, tal como algumas mais candidaturas poderão ainda vir a ser apresentadas.
Podemos dizer que, se no que diz respeito aos cabeças de listas para as câmaras municipais, praticamente estão jogados todos os dados, ainda falta a apresentação de quase todos os restantes candidatos, o que, num ou noutro caso, poderá ser decisivo para confirmar ou alterar favoritismos eleitorais.
Nos próximos dois meses as diversas candidaturas irão divulgando informação sobre a composição total das várias listas de candidatos, bem como dos mandatários e, nalguns casos também, de apoiantes, de forma a mostrarem o melhor que têm. Mais próximo das eleições apresentarão os seus programas eleitorais ou apenas listas das melhores intenções, com o que tentarão convencer mais alguns eleitores mais exigentes quanto a compromissos das forças políticas e dos seus candidatos.
Vamos ver que surpresas nos revelarão estas eleições autárquicas.
Até para a semana! LG, 15/07/2025

Vidigueira Informação

A atualidade tratada ao pormenor.

Mais informações


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *




Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE