Crónica de Opinião – Lopes Guerreiro – 08/04/2025
Marco Abundância 08/04/2025
A crónica de opinião de Lopes Guerreiro.
O regresso de grisalhos à política activa
Estes períodos eleitorais estão a ser marcados pelo regresso de pessoas que já ultrapassaram os três quartéis de vida à vida política activa, os agora chamados grisalhos, como referência à cor do cabelo, que alguns já não têm.
Para encabeçar listas nalguns círculos eleitorais o Bloco de Esquerda apresenta três fundadores que foram deputados e o deixaram de ser já há alguns anos. Às eleições autárquicas, no nosso Distrito, o PS vai candidatar Francisco Orelha à Câmara Municipal de Cuba, cuja presidência deixou há uma dúzia de anos, e João Rocha volta a candidatar-se à Câmara Municipal de Serpa, desta vez liderando um movimento independente, depois de ter deixado a presidência daquela Câmara há também uma dúzia de anos e a presidência da Câmara Municipal de Beja há oito anos.
Será que a nova eleição de Donald Trump, as 78 anos, para mais um mandato na Casa Branca, depois de ter sido afastado no mandato anterior por Joe Biden, influenciou de alguma maneira estes regressos? Talvez não, até porque o debate entre os dois levou à desistência da candidatura de Joe Biden, devido à sua prestação, que revelou ao mundo que já não se encontrava em condições para um novo mandato.
As razões parecem ser diversas e diferentes consoante os casos.
As candidaturas dos fundadores e antigos deputados Fernando Rosas, Francisco Louçã e Luís Fazenda por Leiria, Braga e Aveiro, respectivamente, parecem pretender constituir um alerta para a complexidade da situação política internacional e nacional e dos perigos que encerra, tocando a rebate e chamando os que poderão ainda ter mais peso político-mediático para voltarem a dar o seu contributo, para o debate sobre como enfrentar esta situação e eleger mais deputados, candidatando-os nos círculos eleitorais onde já elegeu deputados quer tentar voltar a eleger.
Ao avançar com estas candidaturas, o Bloco de Esquerda certamente que não deixou de ter presente a estratégia que levou ao ressurgimento do partido alemão “A Esquerda” nas últimas eleições legislativas realizadas em Fevereiro.
Foi uma decisão essencialmente de interesse político e de cálculo eleitoral, que levou a direcção do Bloco de Esquerda a desafiar os seus fundadores a retornar à vida política activa, a que eles acederam. Não foi por sua iniciativa ou vontade expressa.
As candidaturas autárquicas de Francisco Orelha e João Rocha parecem ter outras motivações, até porque não resultaram da iniciativa dos seus partidos.
Francisco Orelha, logo em no início do passado Verão, tornou público que manifestara aos Órgãos do seu partido, a sua disponibilidade para voltar a encabeçar uma lista do PS à Câmara Municipal de Cuba, divulgando em simultâneo o que foi entendido como um manifesto eleitoral.
João Rocha, ao ser apresentado como cabeça de lista por um movimento independente à Câmara Municipal de Serpa, ainda enquanto militante do PCP, ao que julgo saber, rompeu com este e mostrou não concordar com a candidatura da CDU encabeçada por João Dias, que apoiou e elogiou quando foi candidato à Assembleia da República.
São ambos candidatos porque quizeram ser, porque querem voltar a exercer funções de que gostaram e para as quais acham que estão melhor preparados e têm melhores condições para voltar a exercer. Estão no seu direito, embora as suas candidaturas possam não ter decorrido de processos mais ortodoxos e não serem as melhores vistas pelos seus partidos, designadamente a de João Rocha.
Não é a primeira vez que isto acontece nem estes são os únicos candidatos com idades mais avançadas. Estes são apenas os exemplos mais conhecidos, embora existam outros.
Independentemente dos resultados eleitorais que venham a conseguir, as suas candidaturas já contribuiram para animar o lançamento das campanhas eleitorais. Esperemos que, com a sua experiência de vida, os seus conhecimentos e sabedoria, contribuam também para o enriquecimento dos programas e a valorização dos debates eleitorais.
Até para a semana! LG, 08/04/2025