Pedro do Carmo questionou Governo sobre “degradação” do serviço ferroviário

Escrito por em 04/07/2025

O deputado socialista Pedro do Carmo, questionou o Governo sobre a “degradação do serviço de transporte ferroviário entre Lisboa e Beja”.

O parlamentar eleito pelo distrito de Beja, exigiu esclarecimentos sobre queixas dos cidadãos do baixo Alentejo relativas a vários episódios registados e a urgência da melhoria das condições de conforto do transporte.

Na pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro do Carmo sustenta que “a mobilidade é um pressuposto fundamental das dinâmicas das comunidades e dos territórios, sendo particularmente relevante no Interior, onde os meios de transporte são menores e as distâncias maiores, em contexto sobretudo rural”.

Para o deputado do PS, “o quadro de miséria retratado pelos passageiros do transporte ferroviário entre Lisboa e Beja suscita a maior preocupação e indignação, por não observar mínimos de respeito pelos cidadãos que acedem à oferta da CP”.

Pedro do Carmo quer saber se “é verdade que as composições que realizavam o transporte ferroviário entre Lisboa e Évora, transportando os utentes do Baixo Alentejo, foram desviadas para a Linha da Beira Baixa?” Pedro do Carmo questiona, “perante a evidente desadequação da solução adotada para o transporte entre a Casa Branca e Beja, na falta de ar condicionado, na falta de conforto e na maior lentidão da automotora, como pretende o governo minorar os impactos negativos no transporte?”

O deputado do PS quer saber ainda, “quando serão colocadas composições que melhorem a qualidade do transporte de passageiros nesta fase de temperaturas altas?” e “como pretende o governo minorar este quadro inaceitável no transporte dos cidadãos?”

“Como pretende o governo responder às reivindicações da Assembleia Municipal de Beja que exige alternativas de transporte rodoviário para as populações durante o período de encerramento da linha ferroviária entre 2026 e 2027”, é outra das questões levantadas por Pedro do Carmo.

O parlamentar termina questionando, se o Governo “não prevê «planos de investimento adicionais, incluindo a reabertura do troço Beja-Funcheira e a ligação ferroviária ao aeroporto de Beja, para que possam potenciar ainda mais a importância estratégica da linha do Alentejo»?


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE