PCP sai em defesa da melhoria da ferrovia

Escrito por em 11/02/2025

O PCP saiu em defesa da ferrovia no distrito de Beja.

Em comunicado a direcção da organização regional de Beja do PCP, diz ser “imperioso o investimento na ligação ferroviária ao distrito de Beja, nomeadamente a eletrificação e modernização da ligação entre Casa Branca – Beja e Beja – Ourique/Funcheira”.

Segundo o PCP, “reconhecendo a grande relevância da eletrificação da Linha do Alentejo no Troço Casa Branca-Beja, é muito preocupante que os restantes 52 km do troço Beja-Ourique que permitem a ligação à Linha do Sul, fiquem por eletrificar e modernizar mantendo-se esse troço encerrado”.

O PCP, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, apresentou uma proposta para a ferrovia, que passa por lançarem 2025 os concursos para a execução da obra de eletrificação e modernização da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja, Beja e Ourique, e Ramal de Aljustrel, que ainda não o tenham sido.

“A execução da obra entre Casa Branca e Beja deve ser feita sem interrupção do serviço e com utilização de trabalho noturno. O mesmo princípio deve ser aplicado aos restantes concursos”.

O PCP defende ainda o lançamento em 2025 do “projeto de execução da ligação da linha ferroviária do Alentejo ao Aeroporto de Beja, e o projeto de execução da concordância entre a Linha de Évora e a Linha do Alentejo, na zona de Viana do Alentejo, a fim de permitir o serviço ferroviário direto entre Beja, Évora, Elvas e Portalegre”.

O PCP sublinha ainda que “esta proposta foi rejeitada com os votos contra do PSD e CDS e a abstenção do PS, comprovando que os partidos que nos têm governado não estão efetivamente interessados no desenvolvimento da região”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE