PCP anuncia pelouros para vereador da CDU na Câmara de Beja
Escrito por MarcoAbundancia em 12/11/2025
A Comissão Concelhia de Beja do PCP anunciou hoje em comunicado, que, o vereador eleito da CDU, Vitor Picado, irá assumir responsabilidades de gestão de pelouros na Câmara Municipal de Beja, desempenhando funções em regime de permanência e assumindo responsabilidade de gestão nos pelouros relativos à Cultura, Turismo, Património e mobilidade.
Segundo revela a concelhia do PCP, a decisão surge após contactos encetados pelo Presidente da Câmara de Beja, Nuno Palma Ferro, que recorde-se liderou o Movimento Beja Consegue, que une PSD, CDS-PP e IL.
Segundo o PCP em comunicado, esta decisão “tem como objectivo central servir os interesses da população de Beja de acordo com os compromissos e o programa eleitoral que a CDU apresentou às populações do Concelho de Beja, tendo como elemento central a defesa dos seus direitos, uma melhor qualidade de vida no Concelho e o seu desenvolvimento”.
A Comissão Concelhia do PCP “afirma igualmente que a decisão agora tomada não limita nem limitará em nenhum aspecto a total autonomia política do PCP e da CDU e o seu posicionamento independente quanto aos mais variados aspectos da gestão autárquica”.
O PCP sublinha que, a “viabilidade desta decisão será sempre condicionada ao respeito por parte do Presidente da Câmara Municipal e da força que detém a maioria na CM de Beja, dos vários compromissos propostos pelo PCP e assumidos pelo Presidente da Câmara nos contactos estabelecidos”.
O PCP quer a “garantia de condições financeiras para os pelouros assumidos pelo vereador eleito pela CDU; total autonomia política e de gestão dos pelouros que o vereador eleito pela CDU assumir; total independência do posicionamento da CDU relativamente a todos os aspectos da gestão do município incluindo o orçamento e grandes opções do plano, mantendo-se sempre o carácter construtivo e o diálogo prévio necessário à assunção de compromissos”
O PCP informa ainda em comunicado, que, “colocou como condição para a aceitação destas responsabilidades um aumento substancial do orçamento nestas áreas de modo a que se possa concretizar vários dos compromissos assumidos pela CDU”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira por Miguel Violante, da concelhia de Beja do PCP.