Odemira reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
Escrito por MarcoAbundancia em 03/04/2025
O Município de Odemira, através do projeto Cui(Dar)+, voltou a ser reconhecido pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Segundo revelou a Câmara de Odemira, o “reconhecimento surge com a renovação do selo de mérito para o biénio 2025/2026, na categoria de Ouro, enquanto autarquia que adota as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.
O projeto Cui(DAR)+ é financiado pelo Município de Odemira e implementado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado, em parceria com a ULSLA – Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e os serviços locais do Instituto da Segurança Social.
Segundo a Câmara de Odemira, “através do Gabinete de Apoio à Pessoa Cuidadora e assente na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores informais, centrado nos níveis de bem-estar Psicológico, Social e Físico, o projeto continua a prestar apoio psicológico e social e a promover o descanso do cuidador”.
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que visa distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas implementadas em Portugal na área do apoio aos cuidadores informais.