Odemira distinguida nos Prémios ODSlocal
Escrito por MarcoAbundancia em 26/11/2025
O Município de Odemira foi distinguido nos Prémios ODSlocal na subcategoria “Melhor Conjunto de Boas Práticas Municipais”.
A distinção, entregue a 21 de novembro durante a Conferência ODSlocal ’25, no Cadaval, reconhece o trabalho desenvolvido pelo concelho na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sefundo avançou a Câmara de Odemira.
Segundo o município odemirense, este prémio “reflete o investimento continuado do Município na promoção da sustentabilidade e da inovação social, que já se traduz em 184 boas práticas e 30 projetos registados na Plataforma ODSlocal”.
Também o projeto “Colmeia – Rede Alimentar Local”, da Cooperativa da Terra, associação do concelho de Odemira, recebeu uma Menção Honrosa na categoria Prosperidade, pelo contributo para o combate ao desperdício alimentar e dinamização da economia local.
Nessa mesma cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira participou na conferência “Horizontes de Inovação: Alcançar os Objetivos”.
A Plataforma ODSlocal reúne exemplos em áreas como ambiente, inclusão social, educação, inovação e transformação digital. Desde 2020, 139 municípios registaram 1.962 projetos e 5.517 boas práticas, consolidando-se como referência nacional na partilha de iniciativas sustentáveis.
Com este prémio, o município afirma que Odemira “consolida-se como referência nacional na construção de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e inovadoras, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 e com a melhoria da qualidade de vida no concelho”.