Odemira aprovou orçamento de cerca de 74 milhões de euros para 2026
Escrito por MarcoAbundancia em 30/12/2025
A Câmara Municipal de Odemira aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2026.
Segundo anunciou a Câmara de Odemira em nota de imprensa, o documento no valor de 73.655.000,00 euros, representa “a concretização de investimentos em curso e a definição projetos e respostas futuras que garantam o acesso a quatro áreas centrais na promoção da qualidade de vida da população – Habitação, Educação, Mobilidade e Saúde”.
A Câmara de Odemira promete continuar a investir na habitação, com “mais soluções para arrendamento a valores acessíveis e disponibilizar lotes municipais para construção de habitação própria.
Na Educação, a Câmara Municipal pretende lançar as obras de requalificação das 3 escolas prioritárias (Escola Secundária de Odemira, EB 2,3 de São Teotónio e EB2,3 Damião de Odemira), do novo Centro Escolar do Almograve, investir na qualificação do parque escolar e apoiar, já em 2026, a criação de 100 novos lugares em creche.
Na Saúde importa, com o apoio do Município, terminar as obras do serviço de urgências básico de Odemira, do novo polo de saúde de Vila Nova de Milfontes e as ampliações dos polos de saúde de São Teotónio e de Almograve.
No âmbito da Mobilidade, serão concretizadas as obras em curso na rede viária municipal e projetados os próximos anos de beneficiação de ruas e estradas municipais. Ainda neste âmbito será lançado concurso para o aumento de 25 novos pontos de carregamento elétrico de viaturas.
O ano de 2026 ficará ainda marcado pela conclusão da requalificação urbana de Zambujeira do Mar (2.ª fase) e pela conclusão do espaço para novas empresas de Odemira.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2026 foram aprovados, por maioria, na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 16 de dezembro (com 4 votos a favor do PS e 1 votos contra do CHEGA, 1 voto contra da CDU e 1 abstenção da AD) e aprovado, por maioria, na sessão ordinária da Assembleia Municipal realizada no dia 23 de dezembro (com 19 votos a favor do PS, 7 votos contra da CDU, 4 votos contra do CHEGA e 3 abstenções da AD).