Odemira aprova moção de repúdio contra o “abandono” da Escola Secundária
Escrito por MarcoAbundancia em 17/10/2025
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou uma moção de repúdio “Pela contínua degradação e abandono da Escola Secundária de Odemira e pela sua exclusão injustificada de financiamento europeu”.
A moção, apresentada pelos eleitos do PS, e aprovada por unanimidade , expressa o “profundo descontentamento e indignação perante o contínuo e inexplicável abandono a que a Escola Secundária de Odemira (ESO) está votada por parte do Governo”.
Segundo o documento enviado à nossa redacção, “este sentimento de injustiça agrava-se com a recente notícia de que o programa de financiamento europeu, contraído junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), voltou a preterir a Escola Secundária de Odemira a favor de escolas noutros concelhos, representando um golpe duríssimo para toda a comunidade odemirense e um claro sinal de desprezo pelo concelho de Odemira”.
Uma decisão, segundo a Assembleia de Odemira, “particularmente gravosa por ser a repetição de um padrão lesivo”, uma vez que em 2010, uma obra de renovação já em curso na Secundária de Odemira foi abruptamente cancelada pelo então governo PSD/CDS-PP.
A Assembleia Municipal de Odemira, reunida em sessão ordinária, deliberou “repudiar veementemente” a decisão do Governo , bem como “exigir explicações claras, detalhadas e urgentes ao Ministério da Educação sobre os critérios técnicos e políticos que fundamentaram a preterição da ESO, uma escola com carências amplamente conhecidas e documentadas”.
A Assembleia Municipal de Odemira decidiu ainda “apelar ao Governo que retifique imediatamente esta decisão, garantindo os fundos necessários e definindo um calendário exequível para o início das obras de requalificação global da Escola Secundária de Odemira”.
A Assembleia Municipal de Odemira quer ainda, “reafirmar que a renovação da Escola Secundária de Odemira não é um capricho, é uma necessidade premente e um investimento essencial no desenvolvimento da região”.