Nélson Brito questiona Governo sobre acessibilidades rodo e ferroviárias
Escrito por MarcoAbundancia em 24/02/2025
O deputado do PS, Nelson Brito, eleito pelo círculo de Beja questionou o ministro das Infraestruturas e Habitação sobre a mobilidade na região, através da apresentação de três requerimentos.
Segundo revelou a Federação do Baixo Alentejo do PS em comunicado, no documento dedicado à A26, o parlamentar socialista, depois de escutar as preocupações dos autarcas do Baixo Alentejo, questiona se o governo “vai avançar com a construção do troço entre Santa Margarida do Sado e Beja”.
Em caso de resposta afirmativa, Nélson Brito, quer saber qual é o valor do investimento, quais são os prazos de execução e se serão aplicadas portagens a este troço entre Santa Margarida do Sado e Beja.
Nélson Brito questionou ainda a tutela, sobre a “necessidade urgente de obras de reparação e manutenção na rodovia do Baixo Alentejo”, recordando que as estradas nacionais estão em “avançado estado de degradação” e com “falta de manutenção”
O deputado Nelson Brito e os autarcas do Baixo Alentejo perguntam ainda para quando intervir: na EN 260 (IP8) de Beja à fronteira em Vila Verde de Ficalho; EN 122 de Mértola ao IC27; EN 18 de Ervidel a Beja; EN 263 de Ourique a Odemira; EN 2 de Ferreira do Alentejo a Aljustrel, entre outros exemplos mencionados no requerimento.
No outro requerimento, o deputado do PS eleito por Beja, questiona sobre a ferrovia, procurando saber “se haverá investimento para a reabertura da linha Beja-Funcheira que faz a ligação do interior do Baixo Alentejo à linha do Sul Algarve – Lisboa.
Nelson Brito quer ainda saber “quais são as expetativas do governo relativamente à ligação da ferrovia ao Aeroporto de Beja e, em que estado se encontram os estudos necessários à ligação do ramal da Almina, em Aljustrel, à linha do Sul”.