Município criou Rede de Bibliotecas de Odemira

Escrito por em 09/06/2025

O Município de Odemira promoveu a criação da Rede de Bibliotecas de Odemira.

A iniciativa segundo revelou a Câmara de Odemira, foi formalizada através de assinatura de protocolo com os Agrupamentos de Escolas de Odemira, São Teotónio, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes e Colégio Nossa Senhora da Graça.

O objetivo segundo a autarquia  odemirense é, “promover políticas coordenadas de atividades e serviços em torno de promoção da leitura e da literacia em geral junto da comunidade escolar”.

Segundo sublinho a Câmara de Odemira, a formalização da Rede de Bibliotecas “resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma colaborativa há vários anos entre a Biblioteca Municipal José Saramago e as Bibliotecas Escolares do concelho no sentido de promover, de forma articulada, diversas iniciativas de promoção da leitura entre os cerca de 3800 alunos do concelho”.

A rede envolve a Biblioteca Municipal José Saramago e as nove Bibliotecas Escolares: do Agrupamento de Odemira (com quatro Bibliotecas), de São Teotónio, Colos, Sabóia, Vila Nova de Milfontes e Colégio Nossa Senhora da Graça.

A Biblioteca Municipal dinamiza regularmente ações descentralizadas de leitura e da Hora do Conto junto das escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, para garantir o igual acesso de todas as crianças ao livro e à leitura. Além das visitas regulares às escolas, é também possível o empréstimo de títulos às escolas e requisição de livros pelos alunos e professores. Paralelamente, a Biblioteca Municipal tem vindo a prestar apoio técnico às diferentes Bibliotecas no sentido de uniformizar critérios e procedimentos com o objetivo de divulgação do catálogo documental coletivo concelhio.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE