Mértola já tem Clube para a UNESCO
Escrito por MarcoAbundancia em 17/01/2025
A Associação dos Moradores do Centro Histórico de Mértola assinou esta semana, com a Comissão Nacional da UNESCO, em Mértola, o protocolo de criação do Clube para a UNESCO de Mértola.
Este Clube tem como principal objetivo “o envolvimento da população no processo de salvaguarda e valorização do riquíssimo património cultural da vila, através da realização de um conjunto de iniciativas de promoção e valorização do seu centro histórico, do seu património e das suas gentes”.
Segundo a Comissão Nacional da UNESCO, as “organizações da sociedade civil, como as associações de moradores, são fundamentais para preservar e valorizar o património material e imaterial local, promovendo a identidade cultural, a educação comunitária, o turismo sustentável e a participação cidadã, enquanto fortalecem o tecido social e a economia da comunidade”.
Salienta-se ainda a participação ativa da Associação dos Moradores do Centro Histórico de Mértola em projetos que concorrem para o desenvolvimento sustentável e para os seus 17 objetivos, nomeadamente através dos projetos internacionais “Happy Energy 4 All” e “Powerpoor”.
O Clube para a UNESCO de Mértola vem assim juntar-se aos 65 membros desta rede em Portugal.