Laboratório da ACOS com valência de análise sensorial
Escrito por MarcoAbundancia em 17/09/2025
O laboratório de Química da ACOS tem uma nova valência.
Segundo anunciou a Associação de Agricultores do Sul, o laboratório que faz análises à azeitona e ao azeite, acrescentou mais uma valência, a análise sensorial, que já vai funcionar na campanha olivícola que está agora a começar, e que será realizada pelo painel de provadores da ACOS.
Segundo avança a ACOS, depois de um processo de seleção e de formação, o longo treino dos provadores que integram o Painel de Análise Sensorial de Azeite decorreu já na sala de provas, um novo espaço devidamente equipado para o efeito, que cumpre todos os requisitos regulamentares.
Para esta avaliação é usada uma plataforma digital de registo de dados da análise sensorial de azeite, criada de raiz pela equipa de informática da ACOS. Todo este processo foi coordenado por Miguel Ferro, investigador do CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo) que será o Chefe de Painel.
A ACOS sublinha que, com a constituição do Painel de Provadores, em colaboração com o CEBAL, a associação de agricultores “completa as determinações analíticas obrigatórias para a verificação da qualidade do azeite, disponíveis no Laboratório, que passa assim a designar-se Laboratório de Química e de Análise Sensorial”.
As explicações são de Helena Monteiro, responsável pelos Laboratórios da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, que explica esta nova “valência”.