JOVEM ALENTEJA CONQUISTA 3.º PRÉMIO EM CONCURSO INTERNACIONAL DE SOPROS
Escrito por JoaquimOliveira em 06/08/2025
Marta Caraça Campaniço, jovem natural de Moura, com raízes familiares na Vidigueira, conquistou o 3.º prémio na 16.ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Oliveira de Azeméis, na categoria de Bombardino (Eufónio) – Escalão Júnior / Metais.
O prémio foi alcançado no passado dia 12 de Julho, num dos concursos de música mais prestigiados do país, que decorreu entre 7 e 12 de Julho, contando com mais de 350 participantes oriundos de vários países e um júri de excelência, composto por músicos de referência a nível internacional.
Com 16 anos, Marta é estudante da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde frequenta o Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão (CISP), sendo orientada pelos professores Rúben Valério e Mauro Martins. A jovem competiu com colegas do mesmo nível de ensino e também do ensino superior, passando com sucesso as eliminatórias e garantindo um lugar no pódio, representando com orgulho Moura, o Alentejo e a Covilhã.
Filha de músicos, Marta iniciou o seu percurso musical em Moura, no CRBA – Pólo de Moura e na Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”, com os professores Flávio Bolrão, Nuno Lopes, Joaquim Simões e a maestrina Marisa Caraça. Em 2022, foi distinguida com o 1.º prémio no Concurso de Interpretação Arpejo Editora, e no ano letivo de 2023/2024 recebeu a Bolsa UBI Young Bright Star, atribuída pela Universidade da Beira Interior.
Atualmente, Marta encontra-se a frequentar o 12.º ano / 3.º CISP, na EPABI, onde continuará a sua formação artística com empenho e dedicação, afirmando-se como uma jovem promessa no panorama musical nacional.
A Marta esteve hoje à conversa com Maria José Mota. Pode ouvir a conversa no Player em Baixo.