José António Falcão elevado a académico de Mérito da Academia Portuguesa da História

Escrito por em 01/09/2025

O historiador de arte, museólogo e docente universitário José António Falcão foi elevado a académico de Mérito da Academia Portuguesa da História.

A eleição de José António Falcão, também diretor do Festival Terras Sem Sombra, resulta de eleição, feita em reunião dos académicos de número da instituição, no passado mês de Julho. José António Falcão já era membro correspondente da Academia, desde 2003, no distrito de Beja.

Fundada em 1938, como ressurgimento da desaparecida Academia Real da História Portuguesa, criada por D. João V em 1720, a Academia Portuguesa da História é uma instituição científica do Estado Português que funciona sob a tutela do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.

José António Falcão é autor de vasta bibliografia de referência sobre a história e o património de Portugal, Brasil e Espanha, com realce para o Alentejo. Conservador de Museus de profissão, tem desempenhado funções em diversas entidades do Ministério da Cultura.

Falcão esteve também à frente, durante muitos anos, do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Em declarações á Rádio Vidigueira, José António Falcão afirma que esta distinção dá “mais voz” e “maior visibilidade” à região.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE