IPBeja inaugura Mindlab
Escrito por MarcoAbundancia em 10/11/2025
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) inaugura amanhã, o MindLab.
Segundo anunciou o IPBeja, trata-se de um espaço “inovador da Biblioteca que transforma o conceito de biblioteca académica num hub de criatividade, aprendizagem e partilha de conhecimento”.
Segundo revela o Politécnico de Beja, o projeto, com financiamento do PRR e apoio da Fundação Trust, “alia tecnologia, sustentabilidade e design consciente, promovendo novas formas de aprender, criar e colaborar”.
Segundo o IPBeja, o MindLab “foi concebido como um espaço multifuncional e versátil, preparado para acolher diferentes formas de trabalho e aprendizagem: investigação, trabalho colaborativo, experimentação, reuniões ou apresentações”, equipado com tecnologias que potenciam a aprendizagem e a criatividade, como tablets, eReaders, ecrãs interativos e óculos de realidade virtual.
Entre as áreas de trabalho estão gabinetes de trabalho colaborativo, ideais para o desenvolvimento de projetos em grupo; o estúdio Multimédia, dedicado à produção de podcasts, portefólios digitais e outros conteúdos audiovisuais; e uma sala com função de pequeno auditório, concebida para testar apresentações, dinamizar formações e partilhar resultados (p.e. das investigações a decorrer no IPBeja).
Estes espaços serão dinamizados com formações e atividades culturais, incluindo o Clube de Leitura do IPBeja, reforçando o papel do MindLab como centro vivo de cultura, aprendizagem e partilha.
O IPBeja sublinha que, a “sustentabilidade é outro pilar central do projeto integrando práticas de upcycling e princípios de economia circular – um projeto em colaboração com o designer Jorge Moita, em que se reutilizou lonas de publicidade institucional, transformando-as em pufes e almofadas que equipam as zonas de estar”.
O MindLab afirma-se como um laboratório vivo de ideias, experiências e cultura, que traduz a visão do IPBeja para o ensino superior: um espaço onde tecnologia, criatividade, sustentabilidade e literacias se encontram ao serviço da aprendizagem, da comunidade e da promoção ativa da cultura.
