IPBeja e Fujitsu criam bolsa de estudo e prémios científicos
Escrito por MarcoAbundancia em 03/02/2026
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e a Fujitsu Technology Solutions, Lda. reforçam a sua parceria estratégica.
Segundo avançou o IPBeja em comunicado, vão ser criados o Programa de Bolsas de Estudo Fujitsu / IPBeja e o Prémio para o Melhor Artigo Científico Fujitsu / IPBeja – Transformação Digital.
O Programa de Bolsas de Estudo Fujitsu / IPBeja, em vigor a partir do ano letivo 2025/2026, tem como objetivo “atribuir bolsas de mérito e comparticipar ao nível de pagamento de propinas anuais de estudantes do IPBeja com reconhecido mérito e em situação de vulnerabilidade económica”.
No âmbito do programa “Study With Us, Stay With Us”, são atribuídas anualmente, duas bolsas de mérito, no valor unitário de 1.000 euros, a estudantes da Licenciatura em Engenharia Informática do IPBeja, duas bolsas de estudo, também, no valor unitário de 1.000 euros, destinadas ao pagamento de propinas de estudantes que, após concluírem a Licenciatura em Engenharia Informática no IPBeja, ingressem em mestrados na área da Cibersegurança na instituição.
As candidaturas às Bolsas de Estudo Fujitsu/ IPBeja irão decorrer entre 15 de julho e 30 de setembro.
Quanto ao Prémio para o Melhor Artigo Científico Fujitsu / IPBeja – Transformação Digital, este “visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação de tecnologias de informação e comunicação (TIC), promovendo a construção de uma sociedade mais digital, inclusiva e inovadora”.
O prémio, no valor de 1.000 euros, distingue artigos científicos na área da transformação digital, publicados, pela primeira vez, no ano civil anterior ao do concurso desde que pelo menos um dos autores seja docente do IPBeja e tenha esta instituição como primeira afiliação no artigo.
São admitidos artigos científicos originais, publicados em revistas indexadas na Scopus ou na Web of Science, e artigos que estejam aceites com publication in advance.
Segundo o Politécnico de Beja, com estas iniciativas, as duas entidades, “reafirmam o seu compromisso com a formação avançada, a investigação científica de qualidade e a ligação entre a academia e o setor tecnológico, contribuindo para a capacitação de estudantes e docentes e para o desenvolvimento regional e nacional”.