Ipbeja com Microcredencial em Monitorização de Pragas e Doenças
Escrito por MarcoAbundancia em 10/03/2026
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai abrir candidaturas para a Microcredencial em Monitorização de Pragas e Doenças.
Segundo avança o IPBeja, trata-se de uma formação especializada na área das ciências agrárias que pretende reforçar competências técnicas na identificação, acompanhamento e gestão de pragas e doenças nas culturas agrícolas.
Segundo revelou o IPBeja, esta microcredencial destina-se a profissionais do setor agrícola, técnicos e diplomados na área das ciências agrárias e pretende capacitar os estudantes para a utilização de modelos de dinâmica populacional dos inimigos das culturas como ferramenta na tomada de decisão quanto à oportunidade da intervenção e, assim, contribuir para a redução da aplicação de PF’s na cultura e, consequentemente, promover a sustentabilidade do ecossistema agrário e dos seus ecosserviços.
Pretende-se nesta microcredencial abordar temáticas como Monitorização Digital com utilização de armadilhas, utilização de modelos de previsão de disseminação e de modelos de risco de pragas, doenças e de inimigos emergentes, baseados em ferramentas digitais.
A formação integra a aposta do IPBeja na qualificação e atualização de competências ao longo da vida, através de formações de curta duração alinhadas com as necessidades do setor agrícola e do desenvolvimento do território.
As candidaturas decorrem online entre 19 de março e 9 de Abril.