IPBeja aprova recomendações sobre a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial

Escrito por em 16/12/2025

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) aprovou um conjunto de recomendações sobre a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).

Segundo avançou o IPBeja, o objetivo é “orientar a comunidade académica para uma utilização ética, responsável e transparente destas tecnologias no ensino, na aprendizagem e na investigação”.

Segundo o Politécnico de Beja, “a rápida evolução da IA, em particular da IA generativa, tem vindo a transformar profundamente as práticas no ensino superior, criando novas oportunidades de inovação pedagógica, apoio à aprendizagem e desenvolvimento científico. Em paralelo, coloca desafios relevantes ao nível da integridade académica, originalidade dos trabalhos, ética e proteção de dados, que exigem enquadramento claro e orientações comuns”.
As recomendações, agora, divulgadas destinam-se a estudantes, docentes e investigadores, abrangendo todos os ciclos de estudos e atividades de investigação do IPBeja.

O documento, segundo o Instituto Politécnico de Beja, “estabelece princípios orientadores como a responsabilidade individual, a transparência na utilização de IA, a promoção do pensamento crítico, a equidade no acesso às tecnologias e o cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD)”.
No caso dos estudantes, a IA é encarada como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, nunca como substituto do pensamento próprio, sendo desaconselhada a apresentação de trabalhos gerados por IA como autoria exclusiva. Sempre que utilizada em contextos de avaliação, recomenda-se a declaração explícita do seu uso, de acordo com as orientações definidas pelos docentes.
Para docentes e investigadores, o documento incentiva a integração crítica e pedagógica da IA, a adaptação de metodologias de avaliação e a declaração da utilização destas ferramentas na produção de materiais didáticos e científicos, salvaguardando o rigor académico e científico.
As recomendações sublinham, ainda, a importância da formação contínua em literacia digital e Inteligência Artificial, bem como, do desenvolvimento de recursos educativos e da integração progressiva destes temas nos currículos. O IPBeja compromete-se a apoiar a comunidade académica na implementação destas orientações e a proceder à sua atualização periódica, acompanhando a evolução tecnológica e as necessidades institucionais.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE