Investigadores suecos e alemães visitam Museu de Arqueologia de Serpa
Escrito por MarcoAbundancia em 06/01/2026
O Museu Municipal de Arqueologia acolheu a visita de investigadores suecos e alemães, no âmbito de diversas colaborações científicas em curso.
Segundo avançou a Câmara de Serpa, estiveram presentes professores da Universidade de Gotemburgo e um membro da equipa do projeto Maritime Encounters que tem como principais objetivos o desenvolvimento de estudos analíticos e de ADN para compreensão do fenómeno da dimensão marítima de migrações, mobilidades e intercâmbios na fachada Atlântica, desde a Noruega à Península Ibérica.
O Município Serpa encontra-se a colaborar com o projeto no âmbito da realização de análises a artefactos das coleções da Idade do Bronze do Museu Municipal de Arqueologia.
Também estiveram presentes investigadores alemães do Instituto Arqueológico Alemão em Madrid e na Universidade de Frankfurt, com um vasto percurso de investigação sobre a Idade do Cobre no Ocidente da Península Ibérica, destacando-se a direção das escavações arqueológicas do Castro do Zambujal, em Torres Vedras, entre outros projectos.
Segundo revelou a Câmara de Serpa, estes investigadores deslocaram-se ao Museu Rainha D. Leonor, em Beja, para um estudo sobre materiais da Idade do Bronze e aproveitaram a estadia para conhecerem, em particular, as coleções pré-históricas do Museu Municipal de Arqueologia de Serpa.