IFAP arranca com Pedido Único 2026
Escrito por MarcoAbundancia em 16/02/2026
Arranca esta segunda-feira, a campanha do Pedido Único (PU) 2026.
Segundo anunciou o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, foram introduzidas novas regras com o objetivo de “aumentar a simplificação, estabilidade e previsibilidade dos apoios aos agricultores”, que podem submeter as candidaturas até 15 de maio sem penalizações, existindo um período adicional até 31 de maio com penalização de 1% por dia útil.
Segundo avança o IFAP, o Pedido Único, “continua a ser um instrumento central de apoio à Agricultura, abrangendo 98 intervenções do Continente e da Madeira, representando um montante anual aproximado de 1,15 mil milhões de euros pagos, a cerca de 187 mil beneficiários”.
A Campanha 2026 assinala o arranque de um novo ciclo, com regras estabilizadas, parcelário atualizado e controlos concluídos, procurando evitar os constrangimentos registados em anos anteriores.
O IFAP destaca como principais novidades a atualização do parcelário com imagens de 2025, a atribuição do Apoio ao Rendimento Base (A.1.1 ARB) a toda a área elegível sem dependência de direitos ao pagamento e a integração de dois novos apoios extraordinários: às áreas de baldio e aos animais para gestão da carga combustível.
As alterações visam tornar o processo mais simples e garantir maior eficácia na atribuição dos apoios.